Mundo

Réplicas atingem as Ilhas Salomão deixando 10 mortos

Terremoto de magnitude 8 desencadeou um tsunami mortal; já são cinco dias de devastação

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 19:26
Uma terceira e intensa réplica atingiu as Ilhas Salomão nas primeiras horas desta segunda-feira (horário local), enquanto grupos de assistência tentavam buscar uma imagem clara dos cinco dias de devastação, após um terremoto de magnitude 8, que desencadeou um tsunami mortal.

O número de mortos confirmados aumentou para dez, com a descoberta do corpo de uma criança nas ilhas remotas de Santa Cruz. Cerca de 3 mil pessoas estão em abrigos, já que suas casas foram destruídas.

[SAIBAMAIS]Dois barcos com produtos de primeira necessidade como remédios, comida, água e tendas, chegaram a Lata, a principal cidade do arquipélago.

"Não sabemos se o que enviamos é suficiente ou se é preciso mais. Precisamos alugar mais barcos. Não podemos tomar essas decisões até que recebamos relatórios sobre a situação em Lata, mas as comunicações estão intermitentes", disse o secretário-geral da Cruz Vermelha para as Ilhas Salomão, Joanne Zoleveke, à AFP.

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região na madrugada desta segunda-feira (horário local), com epicentro a 51 quilômetros a sudoeste de Lata e a uma profundidade de 35 quilômetros.



As ilhas Salomão estão situadas na região dos Círculos de Fogo do Pacífico, com intensa atividade tectônica, que provocam frequentes terremotos e erupções vulcânicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação