Mundo

Líder da oposição síria lamentou recusa do regime a dialogar

Ahmed Moaz al Jatib diz que considerou postura como uma "mensagem negativa"

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 19:51
Beirute - O líder da coalizão de oposição, Ahmed Moaz al Jatib, lamentou este domingo que o regime sírio não respondesse favoravelmente a sua oferta de diálogo e considerou esta postura como uma "mensagem negativa".

[SAIBAMAIS]"O regime perdeu uma oportunidade única de iniciar um diálogo e ofereceu uma mensagem muito negativa tanto ao interior como ao exterior", disse Jatib em sua página do Facebook e acrescentou que deixaria "ao comitê político provisório da coalizão dar continuidade" a esta negativa.

No final de janeiro, Jatib se disse disposto a iniciar negociações diretas com os representantes do regime que não tivessem "as mãos manchadas de sangue" e informou que todo diálogo devia ter como condição a saída do presidente Bashar al-Assad.



No dia 6 de fevereiro, em um momento em que era objeto de numerosas críticas por sua coalizão, Jatib exigiu a libertação, antes deste domingo, de todas as prisioneiras detidas pelo regime. Se isso não acontecesse, Jatib consideraria sua oferta de diálogo rejeitada.

O regime sírio reagiu na sexta-feira se mostrando disposto a dialogar com seus adversários, mas sem "condições prévias".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação