Agência France-Presse
postado em 11/02/2013 14:47
Washington - A conferência espiscopal dos Estados Unidos considerou como uma "nova prova de sua grande entrega à Igreja", ao mesmo tempo que homenageou o guardião das "verdades eternas" como a da vida humana."Estamos tristes por sua renúncia, mas fazemos um reconhecimento aos oito anos durante os quais dirigiu (a Igreja católica) com abnegação", escreveu o cardeal Timothy Dolan, presidente da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos (USCCB), em um comunicado. "Sua renúncia não é mais que uma nova prova de sua grande entrega à Igreja", completa a nota.
[SAIBAMAIS]Bento XVI "geralmente cita a importância das verdades eternas e adverte contra a ditadura do relativismo. Disse e voltou a dizer que alguns valores, como o da vida humana, estão acima de outros. É uma mensagem para a eternidade", completa o cardeal.
A conferência episcopal dos Estados Unidos está na linha de frente do combate à reforma do sistema de saúde proposta pelo presidente Barack Obama, que inclui o pagamento dos gastos de contracepção, assim como da luta contra o aborto e o casamento gay.