Mundo

Irã diz que a 'linha vermelha' de Netanyahu é 'risível'

Agência France-Presse
postado em 12/02/2013 11:31

Teerã - O Irã classificou nesta terça-feira (12/2) de "risível as declarações do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, segundo o qual Teerã está se aproximando de uma ;linha vermelha;, além da qual esse país será capaz de fabricar armas nucleares.

"Essas afirmações são risíveis", declarou o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast.

"O regime sionista é o que comete mais violações. Tem armas atômicas e ameaça os outros países com essas armas", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Este porta-voz também afirmou que Israel é "o maior obstáculo para organizar uma conferências sobre um Oriente Médio sem armas nucleares", depois da anulação por parte dos Estados Unidos de uma conferência sobre esta questão prevista em dezembro de 2012 e na qual Israel havia se negado a participar.

O Estado hebreu é considerado a única potência nuclear no Oriente Médio, mas não reconhece isto oficialmente.

Na véspera, o primeiro-ministro israelense assegurou que os iranianos estavam "mais próximos da linha vermelha".

"É preciso pôr um fim nisso através de pressões mais fortes e sanções mais severas", insistiu.

Durante o discurso pronunciado ante a Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2012, Netanyahu reclamou o estabelecimento de "uma linha vermelha clara" para impedir que o Irã se dote de uma bomba atômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação