Mundo

EUA trabalham para convencer Bashar al-Assad a deixar o poder

"O governo (americano) prefere uma solução política, uma solução negociada, mas que tenha como resultado a saída do presidente Assad", disse o secretário de Estado, John Kerry

Agência France-Presse
postado em 13/02/2013 19:46
Washington - Washington tenta modificar a ideia do presidente sírio, Bashar al-Assad, de que pode se manter no poder e fazê-lo aceitar "a inevitabilidade" de sua saída, disse nesta quarta-feira (13/2) o secretário de Estado, John Kerry.

"O governo (americano) prefere uma solução política, uma solução negociada, mas que tenha como resultado a saída do presidente Assad. O presidente (Barack Obama) acredita, e eu acredito, que isto é o que acontecerá", disse Kerry durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de seu colega jordaniano, Nasser Judeh.

[SAIBAMAIS]O chefe da diplomacia americana se negou a dar um "cronograma", mas considerou "inevitável" a saída do presidente sírio do poder, após quase dois anos de conflito na Síria, que deixou 70.000 mortos, segundo a ONU."Devemos abordar a questão do cálculo que faz o presidente Assad. Creio que há mais coisas que podem ser feitas para mudar sua percepção atual", declarou Kerry à imprensa.



"Posso garantir que meu objetivo é conseguirmos fazê-lo mudar seus cálculos, que consigamos um resultado negociado para reduzir a violência", explicou, citando a oferta feita no final de janeiro pela coalizão opositora síria por um diálogo com o regime de Damasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação