Mundo

Governo sírio aceita negociar com oposição desde que em território no país

Negociações devem ser baseadas em programa para uma solução política. Crise no país já dura há dois anos

postado em 14/02/2013 09:43
O governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad, indicou que aceita dialogar com a oposição, desde que as conversas ocorram em território sírio. ;As portas de Damasco [capital síria] estão abertas a um diálogo no território sírio com a oposição do interior e exterior do país;, informou, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do país.

O texto, divulgado pela agência pública de notícias da Síria, a Sana, indica que as negociações devem ser baseadas ;no programa para uma solução política que o governo sírio adotou e já começou; a implementar. A crise na Síria completa dois anos em março. A estimativa é que mais de 60 mil pessoas tenham morrido nos confrontos, inclusive crianças e mulheres.

[SAIBAMAIS]O ministro para a Reconciliação Nacional, Ali Haidar, disse que o diálogo nacional deve ocorrer em território sírio e sob a supervisão do país. Haidar acrescentou que o governo está disposto a dialogar com a oposição, se ela abandonar as armas, sem apresentar quaisquer outras condições para o início das negociações.



Em 30 de janeiro, o líder da Coligação Nacional das Forças da Revolução e Oposição Sírias, Muaz Al Jatib, apresentou um plano propondo o começo das negociações com o vice-presidente sírio, Faruq Al Shara. Na proposta, ele sugere o fim do governo Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação