Mundo

Bancada da oposição tenta obstruir indicados de Obama para equipe de defesa

Como o Partido Democrata tem maioria, a confirmação dos nomes está garantida, mas sairá sem o apoio bipartidário

Renata Tranches
postado em 15/02/2013 08:06
A oposição republicana respondeu na quinta-feira (14/2), no Senado norte-americano, ao desafiador discurso do Estado da União, feito na terça-feira (12/2) pelo presidente Barack Obama. Embora minoritária na Casa, a bancada colocou obstáculos à confirmação dos escolhidos por Obama para sua equipe de segurança e defesa no segundo mandato. ;Falcões; do partido oposicionista obstruíram indicação de Chuck Hagel para o Departamento de Defesa, frustrando a tentativa democrata de aprová-lo ontem. A votação ficou para a última semana do mês, como já tinha sucedido com a apreciação de John Brennan, apontado para dirigir a CIA (agência de inteligência). Como o Partido Democrata tem maioria, a confirmação dos nomes está garantida, mas sairá sem o apoio bipartidário.



Determinados a enfrentar a ameaça de obstrução, seguindo o tom indicado pelo presidente no discurso, os governistas decidiram forçar na noite de ontem a votação sobre Hagel, na tentativa de obter os 60 votos necessários à confirmação, sem campo para manobras regimentais. Mas apenas três republicanos votaram com os democratas, e assim a matéria terá de ir a nova votação, possível apenas na última semana do mês ; na próxima, o Congresso estará em recesso. A manobra expôs a queda de braço em Washington no início do segundo mandato de Obama.

O presidente Barack Obama escolheu um subúrbio de Atlanta, na Geórgia, para sair em campanha na defesa de uma das iniciativas que promoveu no discurso perante o Congresso, na terça-feira %u2014 a valorização do ensino infantil. Em visita a um jardim de infância em Decatur, Obama se mostrou à vontade com as crianças, brincando com jogos e material didático. As propostas educacionais do governo, frisou, incluem acesso universal à pré-escola e concatenação entre os programas federais para crianças de baixa renda e a rede de creches. %u201CNão se trata apenas de garantir que eles tenham uma boa educação. Trata-se de fortalecer a economia e o país para todos nós%u201D, disse.

Como o Partido Democrata tem maioria, a confirmação dos nomes está garantida, mas sairá sem o apoio bipartidário

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação