JOHANNESBURGO - O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, acusado de assassinar sua namorada, estava detido neste sábado pelo terceiro dia em uma delegacia de polícia de Pretória, ocupado em preparar sua defesa, enquanto os telespectadores aguardam as imagens de Reeva Steenkamp em um reality-show filmado poucas semanas antes de sua morte.
[SAIBAMAIS]O atleta dormiu bem, segundo uma fonte policial. Ao ser interrogado por telefone pela AFP, um policial da delegacia do bairro do Brooklyn de Pretória indicou que "tudo estava bem" na manhã deste sábado. O atleta foi autorizado a receber visitas em sua cela e neste sábado verá sua família e seus advogados, informou à AFP Peter van Zyl, seu agente.
Pistorius se apresentou chorando na sexta-feira em seu primeiro comparecimento perante a Justiça, que o acusou formalmente pelo assassinato de Reeva Steenkamp com quatro tiros, na quinta-feira - dia dos namorados na África do Sul e em muitos países do mundo. A polícia esclareceu que a arma utilizada para o crime pertencia a Pistorius, único suspeito neste caso e cuja pena, caso seja considerado culpado, pode ser a prisão perpétua. Os especialistas da polícia continuavam com suas investigações na casa de Pistorius neste sábado, indicou à AFP.
A audiência será retomada na terça-feira no tribunal de Pretória. Neste mesmo dia irá ocorrer o funeral de Reeva Steenkamp em Port Elizabeth (sul), onde vive sua família e onde, segundo os meios de comunicação sul-africanos, ela será cremada. Esta audiência, que deve durar até quarta-feira, pode revelar o motivo pelo qual a promotoria considera que o crime foi um "assassinato com premeditação". A imprensa indicou que o atleta aparentemente disparou contra Reeva através da porta do banheiro.
Este sábado também foi marcado por declarações do tio do atleta, Arnold Pistorius, que recebeu a imprensa na sua casa em Pretória e disse que "Oscar está em estado de choque e de tristeza". "Todos nós conseguimos medir a importância que ela tinha tomado ao lado de Oscar durente este período e o enquanto eles estavam felizes. Eles tinham projetos e eu não havia visto Oscar tão feliz há muito tempo" acrescentou, que está convencido de que a morte da modelo não foi premeditada.
"Obviamente, toda a nossa família está lutando para acabar com estas acusações contra Oscar. Depois de ter consultado seus advogados, lamentamos a alegação de assassinado premeditado. Não temos a menos dúvida de que está alegação não tem fundamento", completou.
Estreia
Enquanto Pistorius continua preso aguardando seu julgamento, todo o país se prepara para assistir a imagens de Reeva Steenkamp no programa "Tropika Island of Treasure", que irá ao ar no canal público SABC1 às 18h30 locais (14h30 de Brasília). A família da modelo que morreu aos 29 anos autorizou a transmissão para que "todo o mundo possa ver sua filha" e que ela seja "honrada como a jovem feliz, resplandescente, charmosa e vibrante" que era.
Um vídeo especial de um minuto em homenagem à Steenkamp será divulgado durante o programa, mas as imagens já vazaram no Twitter após terem sido postadas por um dos participantes, o jovem canto sul-africano Mario Ogle.O vídeo mostra a modelo nadando em meio a golfinhos e dizendo que ama a vida e a Jamaica, onde o programa foi gravado.
Também aparece a declaração de Steenkamp na hora que foi eliminada do programa. "Volto para casa com um gosto doce na boca, não me arrependo nem um pouco do que aconteceu. Neste programa como na vida em geral, a forma com que saímos é muito importante. Pode ter uma influência negativa ou positiva, mas é preciso manter a classe e ser fiel consigo mesmo", disse a modelo, antes de concluir "vou sentir muita falta de vocês".