Mundo

Atentados contra xiitas hoje matam pelo menos 15 pessoas no Iraque

Carro-bomba foi usado em vários bairros xiitas de Bagdá

Agência France-Presse
postado em 17/02/2013 09:47

Bagdá - Ao menos 15 pessoas morreram neste domingo em uma série de atentados com carro-bomba em vários bairros majoritariamente xiitas de Bagdá, segundo fontes médicas e oficiais.

Três carros-bomba explodiram no bairro de Sadr City (norte), e outros três nos bairros de Al-Amin, Al-Huseiniya e Kamaliya, três setores do leste da capital. Uma bomba também explodiu no acostamento de uma estrada no bairro de Kerrada (centro), segundo as mesmas fontes.

Estes atentados deixaram ao menos 15 mortos e cerca de 80 feridos, informaram.

Com estas novas vítimas, já são ao menos 150 os mortos em atentados no Iraque desde o início de fevereiro, segundo um novo balanço da AFP baseado em números fornecidos por fontes médicas e de segurança no país.


Nas últimas semanas, a violência no Iraque aumentou, em particular contra a comunidade xiita, em plena crise política e em meio a manifestações contra o primeiro-ministro xiita, Nuri al-Maliki.

No sábado, um funcionário dos serviços de segurança perdeu a vida junto com seus dois guarda-costas perto da cidade de Mosul (norte), assim como um juiz e tenente do exército.

Tanto os ataques de sábado quanto os deste domingo não foram reivindicados, mas os insurgentes sunitas, em particular os da Al-Qaeda no Iraque, costumam atentar contra funcionários e forças de segurança.

Embora os níveis de violência atual não se comparem com os da época do conflito sectário de 2006-2007, os atentados continuam atingindo o país quase diariamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação