Agência France-Presse
postado em 17/02/2013 19:11
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viajará no próximo dia 24 a Adis-Abeba, para a assinatura de um acordo regional que permitirá pacificar o leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou neste domingo a organização internacional.Ban "enviou na última sexta-feira convites para a cerimônia em que será assinado" o acordo alcançado com a mediação da ONU, informou à AFP seu porta-voz, Martin Nersirky.
O secretário-geral "pretende participar do evento, em 24 de fevereiro. Todos os presidentes convidados comprometeram-se a estar presentes ou enviar um representante para a assinatura" do acordo. O documento deve ser firmado por República Democrática do Congo, Ruanda, Uganda, Burundi, Angola, Congo, África do Sul e Tanzânia.
[SAIBAMAIS]O plano de paz regional havia sido apresentado em 28 de janeiro, na reunião de cúpula da União Africana em Adis-Abeba, mas os dirigentes dos oito países africanos não o assinaram. A ONU indicou que se tratava de um problema de ordem protocolar.
O leste da RDC, rico em minerais, registra atividades de grupos armados locais e estrangeiros. Desde maio, o Exército combate o movimento 23 de Março, rebelião que, segundo a ONU, é apoiada por Ruanda e Uganda, o que ambos os países negam.
O acordo, que, segundo a ONU, busca remediar "as causas profundas da violência recorrente" na RDC, prevê, entre outras coisas, o reforço da missão de paz da organização naquele país (Monusco), e um compromisso dos países da região a não apoiar, financiar ou arbitrar sobre nenhum grupo armado ou indivíduo que contribua para desestabilizar o leste congolês.