Agência France-Presse
postado em 19/02/2013 14:40
Havana - Uma delegação de legisladores americanos encontra-se em Havana para conversar com funcionários cubanos e visitar o empresário americano preso Alan Gross, no primeiro giro deste tipo desde que o presidente Barack Obama foi reeleito, em novembro, informaram nesta terça-feira (19/2) fontes diplomáticas.Fontes da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana (SINA) confirmaram que o grupo chegou na segunda-feira (18/2) a Havana, liderado pelo senador democrata Patrick Leahy (Vermont), que visitou no ano passado a ilha com outra delegação de legisladores e se reuniu com o presidente Raúl Castro.
A delegação é integrada pelos senadores democratas Debbie Stabenow (Michigan), Sheldon Whitehouse (Rhode Island), Sherrod Brown (Ohio) e pelo republicano Jeff Flake (Arizona). Também conta com a presença dos representantes democratas Jim McGovern (Massachusetts) e Chris Van Hollen (Maryland).
A SINA e as autoridades cubanas não divulgaram a agenda dos legisladores, mas meios de comunicação americanos disseram que planejam se reunir com o chanceler Bruno Rodríguez, com o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, e, eventualmente, com o presidente Raúl Castro.
Também planejam visitar Gross, que cumpre uma pena de 15 anos de prisão em um hospital militar de Havana depois de ser condenado por distribuir ilegalmente na ilha equipamentos de telecomunicações, em um caso que renovou as tensões entre ambos os países. O empresário foi detido em dezembro de 2009.