Mundo

Rebeldes sírios derrubam avião militar após ataque que deixou nove mortos

Radicais combatem o exército de Bashar al-Assad em regiões militares ocupadas nas últimas semanas

Agência France-Presse
postado em 20/02/2013 15:08
Beirute - Rebeldes sírios abateram um avião de combate militar nesta quarta-feira (20/2) em Damasco. A ação ocorreu após a morte de nove pessoas em um ataque aéreo à região, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Os insurgentes derrubaram um avião de combate que sobrevoava a região da Ghuta ocidental na província de Damasco", declarou o OSDH, ONG formada por uma grande rede de militantes e médicos espalhados pelo país. Seu diretor, Rami Abdel Rahman, disse que o aparato foi alcançado sobre a localidade de Hamuriyé, a leste da capital síria, após um ataque aéreo que deixou nove mortos e dezenas de feridos. Segundo ele, "o bombardeio na Ghuta oriental foi violento".

[SAIBAMAIS]Nas últimas semanas os rebeldes, menos equipados do que as tropas do regime de Bashar al Assad, conseguiram derrubar vários aviões militares com baterias antiaéreas e metralhadoras pesadas das quais se apoderaram quando ocuparam várias bases do exército, segundo esta ONG e militantes.



Nesta quarta, continuam os combates entre soldados e guerrilheiros nos arredores das bases aéreas e do aeroporto internacional de Aleppo (norte), segunda maior cidade do país. A violência na Síria já matou mais de 70.000 pessoas em quase dois anos, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação