Mundo

Suspeitos do assassinato de opositor na Tunísia são presos

Agência France-Presse
postado em 21/02/2013 16:21
Tunes- O ministro tunisiano do Interior, Ali Larayedh, anunciou nesta quinta-feira (22/2) a prisão de suspeitos do assassinato do opositor Chokri Belaid, ocorrido em 6 de fevereiro passado, episódio que mergulhou o país numa crise.

[SAIBAMAIS]"A investigação avançou ao ponto de prendermos suspeitos", declarou à imprensa Larayedh, sem definir o número de detidos ou suas nacionalidades. "Não conseguimos ainda a identificação do assassino, nem de quem está por trás do assassinato e seus motivos", acrescentou Larayedh, negando-se a dar mais detalhes ao evocar o segredo de instrução.



Larayedh, que falou à imprensa na presença do chefe de Governo renunciante, Hamadi Jebali, disse que o presidente se reuniu com os funcionários do ministério do Interior para pedir que continuem trabalhando para a formação de um novo governo.

A família de Chokri Belaid, opositor de esquerda anti-islamita assassinado com três disparos diante de sua casa em Túnis, acusou o partido Ennahda, ao qual pertence Jebali e Larayedh, do crime. O partido desmentiu ter qualquer envolvimento na morte, que provocou distúrbios na Tunísia.

No dia do assassinato, Jebali defendeu a formação de um governo apolítico de tecnocratas, mas, ante a recusa de sua iniciativa por parte de seu próprio partido, resolveu renunciar ao cargo na última terça-feira (20/2).

O Ennahda anunciou nesta quinta que Jebali rejeitou sua proposta de voltar a assumir o cargo e que realizará uma reunião de emergência de seu conselho ampliado para encontrar um sucessor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação