Agência France-Presse
postado em 22/02/2013 12:29
Dacca - A polícia de Bangladesh reprimiu nesta sexta-feira (22/2) a tiros as violentas manifestações de islamitas que exigiam a execução de blogueiros acusados de blasfêmia, em atos de violência que deixaram quatro mortos e 200 feridos.Duas pessoas morreram na ação da polícia em Palashbari (noroeste) e outras duas faleceram em confrontos com as forças de segurança em distritos do oeste e noroeste do país.
Em Palashbari, pelo menos 4.000 pessoas atacaram a polícia com bombas de fabricação caseira e pedaços de pau. Os oficiais responderam com tiros, informou o chefe de polícia do distrito, Nahidul Islam.
[SAIBAMAIS]Convocados pelos 12 partidos islamitas do país, milhares de manifestantes saíram às ruas de Dacca, a capital, e a transformaram em um campo de batalha ao atacar a polícia com tijolos e pedaços de pau. Os agentes responderam com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.
Os partidos islamitas desejam a execução de blogueiros acusados de publicar textos blasfemos contra o islã e o profeta Maomé. Na semana passada, o corpo de um dos blogueiros, Ahmed Rajib Haider, foi encontrado decapitado em uma rua de Dacca.