Mundo

Bento XVI apresentará dossiê a cardeis sobre sexo e corrupção na Igreja

O documento de 300 páginas traria revelações bombásticas sobre a Cúria Romana

Rodrigo Craveiro
postado em 23/02/2013 06:05

Operários montam tribunas de imprensa diante da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano: preparativos para a eleição do novo pontíficeAntes de abandonar o trono de São Pedro, deixando-o vacante até o fim do conclave, o papa Bento XVI pretende se reunir com os 116 cardeais que elegerão seu sucessor para expor as conclusões do inquérito sobre o escândalo VatiLeaks. O documento de 300 páginas ; dividido em dois capítulos e escrito pelos cardeais Julian Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi ; traria revelações bombásticas sobre a Cúria Romana, incluindo uma rede de agenciamento de encontros homossexuais, além da existência de grupos de pressão especializados em montar e desmontar carreiras dentro da Santa Sé e em desviar recursos multimilionários do Banco do Vaticano para usufruto próprio. Seria o último gesto de um pontífice acusado pelas vítimas de pedofilia na Igreja Católica de adotar o corporativismo e de não punir os sacerdotes suspeitos de agressão sexual contra crianças e adolescentes. Na edição de quinta-feira, o jornal La Repubblica denunciou que Bento XVI decidiu renunciar depois de tomar conhecimento do dossiê.

O jornal La Stampa e a revista Panomara trouxeram mais detalhes do novo escândalo que ofusca o conclave. Os veículos revelaram que o documento cardinalício será decisivo para a eleição do sucessor de Bento XVI. E sustentaram que, após ser informado por várias ocasiões sobre o andamento das investigações, o papa se convenceu da necessidade de outro líder católico ; mais jovem, forte e enérgico ; fazer o trabalho de ;limpeza; na instituição. Citado pelo jornal espanhol El País, o cardeal Herranz comparou o dossiê a uma bolha criada na Cúria, que explodiu sozinha.

Ouça o depoimento do chileno Juan Carlos Cruz, vítima de um padre pedófilo

[VIDEO1]


O documento de 300 páginas traria revelações bombásticas sobre a Cúria Romana

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação