Mundo

Genro do rei da Espanha comparece a tribunal para audiência

Urdangarin, 45 anos, é suspeito de ter desviado milhões de euros de dinheiro público

Agência France-Presse
postado em 23/02/2013 09:25
Ele é marido da segunda filha do rei Juan Carlos, a infanta Cristina
Palma, Espanha - O genro do rei da Espanha, Iñaki Urdangarin, comparece neste sábado (23/2) ao tribunal de Palma de Mallorca para uma audiência com um juiz de instrução sobre uma investigação por corrupção, que se aproxima cada vez mais do coração da monarquia.

Urdangarin, 45 anos, marido da segunda filha do rei, a infanta Cristina, é suspeito, assim como seu ex-sócio Diego Torres, de ter desviado milhões de euros de dinheiro público através do Instituto Noos, uma entidade de mecenato que presidiu entre 2004 e 2006.

Na tarde de sábado deve ser ouvido Carlos García Revenga, secretário pessoal das infantas Elena, de 49 anos, e Cristina, de 47, também suspeito no caso.



García Revenga será questionado sobre os possíveis trabalhos de consulta prestados pelo genro do rei Juan Carlos, segundo uma fonte judicial.

Durante toda a semana, a imprensa espanhola revelou dados, contidos em mensagens de correio eletrônico, atribuídas a Urdangarin, que parecem indicar que o rei Juan Carlos teria apoiado o genro.

A situação compromete a Casa Real, que desde o fim de 2011 tenta marcar uma fronteira clara entre as atividades profissionais de Urdangarin e o restante da família real, além de manter a filha mais jovem do rei totalmente à margem da investigação por corrupção a respeito do marido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação