Mundo

Henrique Capriles desafia Maduro para eleições antecipadas na Venezuela

Líder opositor quer que vice-presidente dispute eleições antecipadas caso Chávez não possa governar

Agência France-Presse
postado em 26/02/2013 19:56
Caracas - O líder opositor Henrique Capriles desafiou nessa terça-feira (26/2) o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a disputar eleições antecipadas caso o presidente Hugo Chávez fique impedido de governar devido ao câncer que enfrenta.

"Já tenho dois vice-presidentes (chavistas) que raspei (venci) e vou fazer isto pela terceira vez", prometeu Capriles, governador do Estado de Miranda. Capriles se referia aos ex-presidentes Elías Jaua (2010-2012), atual ministro das Relações Exteriores, e Diosdado Cabello (2000-2002), presidente do Parlamento, derrotados em eleições para o governo do Estado de Miranda. A eleição antecipada na Venezuela ocorrerá se Chávez, 58 anos, ficar impedido de exercer um terceiro mandato de seis anos devido ao câncer que enfrenta desde 2011, após ser reeleito em outubro passado, derrotando Capriles.

Antes de ser operado pela quarta vez, em Havana, para retirar o câncer, Chávez pediu aos venezuelanos que votassem em Maduro em eventuais eleições antecipadas. Capriles destacou nesta terça-feira que as eleições antecipadas ainda não foram convocadas, mas que a oposição "está preparada" para "enfrentar qualquer cenário que se apresente ao país".



O governador e líder do partido Primeiro Justiça (PJ) revelou que percorrerá o país para organizar a oposição: "Vamos organizar os companheiros diante desta negligência, deste desastre representado pelo binômio (Maduro e Cabello)". Maduro reagiu lembrando que "Chávez deu a surra do século (em Capriles)" nas eleições de 7 de outubro passado, e que o governador de Miranda "não é reconhecido nem como líder da oposição".

"Agora andam se matando (a oposição) sobre um suposto candidato presidencial. Todos são pré-candidatos...". Neste final de semana, a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) iniciou o processo para apontar um candidato único a eventuais eleições antecipadas, e Capriles surge como favorito. Há uma semana, a empresa Hinterlaces publicou uma pesquisa que aponta a vitória de Maduro sobre Capriles por 14 pontos. Após vários anos sem um líder de destaque, Capriles foi escolhido pela MUD para enfrentar Chávez nas eleições presidenciais de outubro passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação