Mundo

Estudantes exigem em Caracas 'verdade' sobre saúde de Hugo Chávez

Eles tentaram se acorrentar nesta terça-feira em uma sala do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ)

Agência France-Presse
postado em 26/02/2013 21:41
Estudantes em protesto na Venezuela

Dezenas de estudantes tentaram se acorrentar nesta terça-feira em uma sala do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) em Caracas para exigir "a verdade" sobre a saúde do presidente Hugo Chávez, com câncer, mas foram impedidos por forças policiais.

"Quem somos? Estudantes! O que queremos? A verdade! Venezuela soberana, não à intervenção cubana" - gritavam os jovens do movimento "Operação Soberania", após serem retirados à força da avenida onde se situa a sede do TSJ.

Depois, os estudantes continuaram o protesto em uma rua nas imediações e diante da vigilância de várias dezenas de policiais, que dispararam várias vezes contra os manifestantes com balas de borracha e gás lacrimogêneo.



"Há uma cubanização completa de nosso país. Estamos exigindo a verdade" sobre a saúde de Chávez, disse à AFP o estudante de direito Luís Machado, de 26 anos, que estava vestido com as cores da bandeira da Venezuela.

Chávez se manteve desde dezembro e até a semana passada hospitalizado em Havana, onde foi operado de câncer que sofre desde 2011.

No dia 18 de fevereiro, Chávez voltou inesperadamente ao país e, segundo o governo, se encontra internado no hospital militar de Caracas, apesar de não ter sido visto em vídeo nem ter se pronunciado durante seu período de recuperação.

Desde dezembro, o governo divulgou apenas quatro fotos de Chávez, que se mostrava sorridente junto a suas duas filhas mais velhas na cama de um hospital de Havana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação