Agência France-Presse
postado em 27/02/2013 14:54
Lisboa - Um grupo de católicos portugueses confeccionou 400.000 cartazes do papa Bento XVI e pediu aos fiéis que os pendurem em suas janelas para agradecer ao pontífice, que deixará seu cargo na quinta-feira (27/2), indicou na última quarta-feira (26/2) o Patriarcado de Lisboa.Alguns cartazes têm um fundo amarelo e mostram o papa saudando com a mão. Uma legenda afirma "Obrigada Bento XVI", assim como marca a data prevista para que abandone o cargo, dia 28 de fevereiro de 2013. Em outros cartazes, o papa é retratado rezando diante de uma imagem da Nossa Senhora de Fátima durante a visita do pontífice a Portugal, em maio de 2010.
[SAIBAMAIS]Os cartazes foram distribuídos gratuitamente em várias cidades portuguesas, em particular Lisboa e Fátima. Bento XVI se viu diante da crise mais profunda da Igreja contemporânea, provocada pelas revelações e denúncias em diversos países contra religiosos por terem cometido durante décadas abusos sexuais contra menores.
A crise o levou a reconhecer durante sua viagem a Portugal, em maio de 2010, que a maior perseguição que a Igreja sofria não vinha de seus inimigos externos, mas de seus próprios pecados, e prometeu que os culpados responderiam "diante de Deus e da justiça ordinária".