Mundo

Exército americano irá liderar algumas operações com drones

O governo de Obama estima que os ataques aéreos com drones são legais e eficazes

Agência France-Presse
postado em 27/02/2013 16:42
Washington - O governo do presidente americano Barack Obama considera que o uso de aviões não tripulados será mais transparente, já que algumas operações serão efetuadas pelo Exército, quando até o momento só a CIA era responsável pelas missões secretas com drones.



No entanto, de acordo com fontes oficiais, esta mudança não se aplica a dispositivos de ataque implantados no Paquistão, onde são realizadas a maioria das missões com drones.

E mesmo com essas mudanças processuais, Obama não tem a intenção de abandonar uma tática que, segundo seus conselheiros, permite acabar com a rede Al-Qaeda. "Ele considera seriamente colocar algumas dessas atividades" sob controle militar, indicou um funcionário em condição de anonimato.

O governo de Obama estima que os ataques aéreos com drones são legais e eficazes, mas esta mudança "tem a ver com a transparência e legitimidade com que estas operações são percebidas", acrescentou a fonte.

A fundação The New America, com sede em Washington, indicou na semana passada que cerca de 350 ataques com drones foram realizados desde 2004, a maioria durante a presidência de Barack Obama, e estimou o número de mortes entre 1.963 e 3.293, incluindo 261 e 305 civis.

De acordo com o Escritório de Jornalismo Investigativo, com sede em Londres, entre 2.627 e 3.457 pessoas foram mortas por ataques de aviões não tripulados dos Estados Unidos no Paquistão desde 2004, incluindo entre 475 e 900 civis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação