Agência France-Presse
postado em 27/02/2013 17:10
Kuwait - Um avião da companhia Iraqi Airways aterrissou nesta quarta-feira (27/2) no Kuwait pela primeira vez em 22 anos, depois que as duas companhias resolveram suas diferenças que remontavam à invasão iraquiana do emirado em 1990.O ministro kuwaitiano de Relações Exteriores, xeque Sabah Jaled Al Sabah, recebeu no aeroporto o colega iraquiano, Hoshyar Zebari, que, junto ao ministro iraquiano de Transporte, Hadi al Amari, chegaram a bordo de um Airbus A320 da Iraqi Airways.
Esta retomada dos voos da Iraqi Airways sobre o Kuwait foi possível após alcançar um acordo em outubro que pôs fim a uma disputa com o Kuwait Airways sobre as consequências da invasão iraquiana do emirado em 1990.
"Os assuntos pendentes com a Iraqi Airways foram solucionados", declarou o presidente da Kuwait Airways, Sami al Nisf, citado pela agência oficial Kuna, segundo a qual o transportador iraquiano garantirá quatro voos semanais com o Kuwait.
Em troca, a Kuwait Airways, que está em plena reestruturação, não pode retomar por enquanto seus voos rumo ao Iraque. "Companhias aéreas privadas (kuwaitianos) começaram a operar em aeroportos no Iraque", assegurou Nisf.
Kuwait Airways reivindicava 1,2 bilhão de dólares da Iraqi Airways por ter se apoderado de dez de seus aviões comerciais e ter saqueado o aeroporto de Kuwait no momento da invasão.