postado em 28/02/2013 07:11
O papa Bento XVI se encontrou, nesta manhã de quinta-feira (28/2) com cardeais no Vaticano, no último dia como chefe da Igreja. No texto de despedida, ele agradeceu a Deus por ter feito a Igreja crescer na comunhão, de modo que o colégio de cardeais permanece unido hoje. Às 17h (13h de Brasília), ele deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, uma viagem de cerca de 15 minutos. Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público.
[SAIBAMAIS]Bento XVI ofereceu ao futuro papa uma "incondicional reverência e obediência". "Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou o Papa após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor. Ele também pediu aos cardeais que cuidem dos próximos passos da sucessão papal.
Relembrou o ao dizer que pôde ver que a Igreja vive. "A Igreja acorda nas almas. A Igreja vive, cresce nas almas. (...) Cristo continua caminhando, através dos tempos, em todos os lugares", disse. Em seguida, ele recebeu os cumprimentos e agradecimentos dos cerca de 100 cardeais. Todos beijaram as mãos de Bento XVI, e alguns entregaram presentes e tiraram fotos.
Limpeza após despedida
No início da manhã deste último dia de Bento XVI à frente da Igreja Católica, funcionários do Vaticano retiraram os alambrados e as cadeiras utilizadas durante a audiência pública de despedida do papa, na manhã de ontem. O espaço ficará livre para acolher os milhares de peregrinos esperados nos próximos dias, principalmente a partir do início do conclave.
. Mas a expectativa é que da Praça de São Pedro ao menos seja possível ver subindo o helicóptero que o levará para a nova residência, na cidade de Castel Gandolfo, a 30km ao sul de Roma. Às cinco da tarde os sinos de Roma anunciarão, todos ao mesmo tempo, que Bento XVI está abandonando o Vaticano. Às 19h GMT (16h de Brasília) sua renúncia se tornará efetiva.