Mundo

Ex-generais turcos são detidos por suposto envolvimento em golpe militar

Ação chegou a derrubar o primeiro governo islamita do país em 1997

Agência France-Presse
postado em 28/02/2013 14:03
Ancara - Dois generais turcos reformados foram colocados em prisão preventiva na noite de quarta-feira (27/2) por seu suposto envolvimento no golpe militar que derrubou em 1997 o primeiro governo islamita do país, indicou a agência de notícias Anatolia.

O ex-chefe do Estado-Maior do Exército Erdal Ceylanoglu e o ex-general Yücel ;zsir foram levados na manhã desta quinta-feira à prisão de Sincan, a mesma cidade da periferia de Ancara onde o golpe teve início com um desfile de tanques destinado a impressionar o governo.



[SAIBAMAIS]Esta demonstração de força, junto com um ultimato do exército publicado no dia 28 de fevereiro de 1997, bastaram para provocar a queda do governo do primeiro-ministro Necmettin Erbakan. Cerca de setenta militares ativos ou reformados já foram detidos no âmbito da investigação aberta em 2011 sobre as circunstâncias do último golpe militar na Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação