Mundo

Igreja Católica Apostólica Romana a procura de um novo papa

Ao entregar o pontificado, papa Bento XVI se reúne com 144 cardeais e jura obediência ao sucessor. Igreja Católica entra em "Sede Vacante"

Rodrigo Craveiro
postado em 01/03/2013 06:05
Em Roma, a emoção da despedida tomou conta de muitos fiéis

Sai o papa Bento XVI, entra o peregrino, obediente ao próximo pontífice e recluso do mundo até o fim de seus dias. Desde as 20h de ontem (16h em Brasília), a Igreja Católica Apostólica Romana está sem um líder. No horário previsto, os sinos tocaram seis badaladas. Sob aplausos e gritos, os dois oficiais da Guarda Suíça deixaram suas lanças, fecharam os pesados portões da residência oficial de verão de Castel Gandolfo, a sudoeste de Roma, e foram substituídos por três policiais da Gendarmeria. Joseph Ratzinger, o cardeal alemão que ascendeu ao Trono de São Pedro após exercer o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, renunciava efetivamente, depois de quase oito anos de um pontificado turbulento. A partir daquele instante, era declarada, na Cidade do Vaticano, a ;Sede Vacante;. O cardeal camerlengo, Tarcisio Bertone, assumia a função de preparar o conclave, a eleição que escolherá o próximo papa. Os aposentos do pontífice, no Palácio Apostólico, foram selados, à espera do sucessor de Bento XVI. Hoje, Bertone enviará mensagens aos 115 cardeais, convocando-os a estar no Vaticano na segunda-feira, para as primeiras reuniões preparatórias. A data do conclave deverá ser divulgada na próxima semana.

Mais cedo, no último contato com o público, Bento XVI, de 85 anos, agradeceu o carinho dos turistas e da população da comuna de Castel Gandolfo, onde viverá por dois meses. ;Obrigado, obrigado de coração. Caros amigos, estou feliz por estar com vocês. (;) Obrigado por vossa amizade e por vosso afeto;, declarou Bento XVI a cerca de 7 mil fiéis reunidos diante da residência oficial de verão, às 17h31 (13h31 em Brasília). ;Bento, eu te amo!”, gritavam, muitos dos quais não conseguiam conter as lágrimas. ;Agora, sou apenas um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra. (;) Vamos adiante, pelo bem da Igreja;, acrescentou, antes de se retirar da sacada, enfeitada com o brasão de seu pontificado. Ele usava uma túnica e solidéu brancos e trazia um enorme crucifixo junto ao peito.

Ao entregar o pontificado, papa Bento XVI se reúne com 144 cardeais e jura obediência ao sucessor. Igreja Católica entra em

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação