Mundo

Papa emérito celebra primeira missa após deixar posto máximo da Igreja

Nesta manhã, a Santa Sé confirmou o primeiro dia da "Sede Vacante", período em que o trono de Pedro fica desocupado. Cardeais votantes já estão sendo convocados para conclave

postado em 01/03/2013 10:06
Ontem, Bento XVI fez o último discurso como papaBento XVI celebrou a primeira missa após ter deixado o posto máximo da Igreja Católica às 7h da manhã desta sexta-feira (horário de Roma). A celebração ocorreu na nova morada dele, em Castel Gandolfo. Ontem à noite, após o jantar, já como papa emérito, acompanhou pela televisão o noticiário sobre a despedida. Antes de ir dormir, ainda passeou pelos exuberantes jardins da residência e soube que terá um piano a disposição.

A Santa Sé confirmou na manhã de hoje, o primeiro dia da "Sede Vacante", que todos os cardeais votantes já estão sendo convocados para estarem em Roma na segunda-feira, quando começam as reuniões para decidir a data do conclave. Serão dois encontros, inicialmente: às 9h30 e às 17h.

Os cinco cardeais brasileiros que participarão da escolha do novo pontífice já chegaram a capital italiana (dom João Braz de Aviz mora, há dois anos, em um apartamento na própria Praça de São Pedro).



[SAIBAMAIS]Durante a coletiva desta sexta, Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano, relembrou a "emoção" durante a ultima aparição publica de Bento XVI, no fim da tarde de ontem. Os jornalistas assistiram a imagens exclusivas do momento em que o apartamento de Bento XVI no Vaticano foi lacrado, às 20h de ontem (horário de Roma).

Representações diplomáticas da Santa Sé em todo o mundo estão recebendo uma notificação informando o inicio da ;Sede Vacante".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação