Mundo

Autoridades colombianas e Farc concluem rodada de negociações pela paz

Nas reuniões anteriores, houve avanços sobre a participação de integrantes da sociedade nas negociações, apresentando sugestões

postado em 01/03/2013 11:21
Representantes do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) devem concluir nesta sexta-feira (1;/3) a quinta rodada de negociações de paz, em Havana, Cuba. O objetivo é buscar o consenso para o fim de quase meio século de confitos armados na região. As negociações são mediadas por autoridades de Cuba, do Chile, da Venezuela e Noruega.
[SAIBAMAIS]
Os negociadores tentam fechar uma proposta para a questão agrícola, baseada em medidas que atendam aos apelos de justiça social e reforma agrária. Nas reuniões anteriores, houve avanços sobre a participação de integrantes da sociedade nas negociações, apresentando sugestões, assim como consulta a especialistas.



Também está em discussão a reintegração dos guerrilheiros à vida civil, o desenvolvimento rural, as garantias de participação da oposição, o fim do conflito armado, o combate ao narcotráfico, a segurança aos direitos das vítimas e a realização de julgamentos dos envolvidos em assassinatos, sequestros e torturas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação