Mundo

Governo da Bolívia quer que Chile se desculpe com soldados presos

La Paz devolveu neste mês 257 veículos roubados no Chile e levados de contrabando para seu território. Além disso, entregou outros 380 carros ao Brasil

Agência France-Presse
postado em 01/03/2013 13:36
La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que o governo do Chile deveria pedir perdão aos três soldados libertados nesta sexta-feira (1;/3) pela justiça chilena depois de um mês na prisão, acusados de terem transgredido a fronteira na perseguição de contrabandistas de carros, incidente que criou tensão nas relações entre La Paz e Santiago.

Morales afirmou ainda que a libertação sem acusações dos soldados constitui "um triunfo da dignidade boliviana". O governo do Chile, por sua parte, defende a independência de seu poder judicial, enquanto La Paz acredita que o caso poderia ter sido resolvido na esfera diplomática.



La Paz devolveu neste mês 257 veículos roubados no Chile e levados de contrabando para seu território. Além disso, entregou outros 380 carros ao Brasil e prevê fazer o mesmo com a Argentina e o Paraguai. La Paz e Santiago carecem de relações diplomáticas desde 1978, depois do fracasso de uma gestão sobre uma questão marítima iniciada no século XIX.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação