Mundo

Primeiro-ministro David Cameron sofre dura derrota em legislativa parcial

Partido conservador ficou apenas em terceiro lugar, atrás dos antieuropeus do pequeno partido UKIP

Agência France-Presse
postado em 01/03/2013 13:49
Eastleigh - Os liberais-democratas conseguiram manter na quinta-feira (28/2) a cadeira de deputado em Eastleigh (sul), em uma dura derrota para o primeiro-ministro David Cameron, cujo partido conservador ficou apenas em terceiro lugar, atrás dos antieuropeus do pequeno partido UKIP.

Os "lib-dem" do candidato Mike Thornton receberam 13.342 votos (32,06%), seguidos pela representante do UKIP, Diane James, com 11.571 votos(27,80%) e pela conservadora Maria Hutchings, terceira com 10.559 votos (25,37%).

Leia mais notícias em Política

"Em circunstâncias excepcionalmente difíceis, a mensagem desta vitória é que podemos ser um partido de governo e seguir vencendo", comemorou o líder dos "lib-dem", aliado e número dois do governo, Nick Clegg. O UKIP, um partido nacionalista, anti-imigração e antieuropeu, surpreendeu ao obter a segunda posição, capitalizando o desencanto dos eleitores.

A eleição parcial em Eastleigh foi provocada pela renúncia em 5 de fevereiro do deputado e ex-ministro "lib-dem" Chris Huhne, que se declarou culpado de ter atribuído a sua mulher excessos de velocidade que ele mesmo cometeu. Os liberais-democratas também estavam afetados por um escândalo de suposto assédio sexual. Várias mulheres acusaram um antigo dirigente do partido - que nega os fatos - de atos indecentes entre 2003 e 2007.

Assim, a vitória dos "lib-dem" é considerada um verdadeiro alívio para o partido, coligado com os conservadores no governo, segundo os analistas. Cameron tentou minimizar a derrota dos conservadores e se mostrou confiante na capacidade de seu partido obter apoio dos britânicos nas próximas eleições gerais de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação