Mundo

Tóquio critica estudo da OMS sobre câncer por acidente em Fukushima

Segundo relatório o risco de câncer de tireóide entre as mulheres e as crianças chegou a 1,25%, acima do índice comum

Agência France-Presse
postado em 01/03/2013 14:02
Tóquio - O governo japonês questionou nesta sexta-feira (1;/3) as conclusões de um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre um aumento dos riscos de câncer perto da acidentada central de Fukushima.

"Estes cálculos foram baseados na hipótese de que as pessoas continuaram vivendo nesta região e se alimentando de comida proibida. Mas não é o caso", explicou à AFP um funcionário do ministério do Meio Ambiente.

Segundo o relatório, o primeiro da OMS após a catástrofe nuclear de 2011, em um raio de 20 km ao redor da central acidentada por um violento terremoto seguido de um tsunami o risco de câncer de tireóide entre as mulheres e as crianças chegou a 1,25%, acima do índice comum, de 0,75%. Em 1986, depois do acidente de Chernobyl, na Ucrânia, foi detectado um aumento considerável do número de casos de câncer de tireóide entre as crianças.


"A primeira preocupação identificada neste relatório envolve os riscos específicos de câncer vinculados à região e a fatores demográficos", explicou María Neira, diretora da OMS para a Saúde e o Meio Ambiente. "Uma análise dos dados, baseada na idade, no sexo e na proximidade em relação à central mostra um risco maior para aqueles que estavam nas zonas mais contaminadas. Fora destas zonas, incluindo a cidade de Fukushima, não se espera nenhum aumento de risco de câncer", afirmou Neira.

O funcionário do ministério do Meio Ambiente ressaltou, no entanto, que os especialistas estão "divididos sobre a forma de calcular o impacto de uma exposição no longo prazo a fracas doses radioativas". "É errado acreditar que os moradores (próximos à central) vão desenvolver câncer nestas proporções", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação