Mundo

Bolívia afirma que governo chileno devria se desculpar com soldados presos

Evo Morales disse que após um mês de prisão no Chile, os três soldados bolivianos merevem pedido de perdão

postado em 01/03/2013 14:37

La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que o governo do Chile deveria pedir perdão aos três soldados libertados nesta sexta-feira (1;/3) pela justiça chilena depois de um mês na prisão, acusados de terem transgredido a fronteira na perseguição de contrabandistas de carros, incidente que criou tensão nas relações entre La Paz e Santiago

Morales afirmou ainda que a libertação sem acusações dos soldados constitui "um triunfo da dignidade boliviana".

O governo do Chile, por sua parte, defende a independência de seu poder judicial, enquanto La Paz acredita que o caso poderia ter sido resolvido na esfera diplomática.

Leia mais ntícias em Mundo

La Paz devolveu neste mês 257 veículos roubados no Chile e levados de contrabando para seu território. Além disso, entregou outros 380 carros ao Brasil e prevê fazer o mesmo com a Argentina e o Paraguai.

La Paz e Santiago carecem de relações diplomáticas desde 1978, depois do fracasso de uma gestão sobre uma questão marítima iniciada no século XIX.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação