Mundo

Eleição presidencial no Mali está prevista para julho deste ano

O presidente interino Dioncounda Traoré afirmou em 29 de janeiro em Addis Abeba a sua determinação "para organizar o mais rápido possível, até 31 de julho de 2013

Agência France-Presse
postado em 01/03/2013 17:36
Bamako - A eleição presidencial no Mali será realizada em julho, indicou um membro do gabinete do primeiro-ministro, sem precisar uma data.

"O mês de julho foi escolhido para as eleições presidenciais", disse Sow Boubacar, diretor do gabinete de Diango Cissoko. "Os dispositivos foram tomados para cumprir prazos. A situação de segurança no terreno, o retorno da administração ao norte, deslocados e refugiados, são pré-requisitos para os quais estamos tentando encontrar respostas rápidas", declarou.

"Em dois ou três meses", uma parte da administração do Mali estará novamente nas três principais cidades no norte do Mali, Timbuktu, Gao e Kidal, que estiveram ocupadas por grupos armados islamitas até a intervenção internacional, liderada pela França, iniciada em 11 de janeiro.


O presidente interino Dioncounda Traoré afirmou em 29 de janeiro em Addis Abeba a sua determinação "para organizar o mais rápido possível, até 31 de julho de 2013, eleições limpas, transparentes e credíveis" em uma conferência de doadores para o Mali.

A organização das eleições e a libertação dos territórios ocupados fazem parte dos compromissos assumidos pelas autoridades de transição, que chegaram ao poder após o golpe militar de 22 de março. Este golpe de Estado contra o então presidente Amadou Toumani Touré precipitou a perda do norte do país para os grupos tuaregues e islamitas.

Presente em Bamako para uma "missão de informação e de contato", um membro da delegação da Francofonia saudou o novo anúncio sobre as eleições. "Precisamos de um regresso à ordem constitucional o mais rápido possível e, claro, a comunidade internacional e a Francofonia vão ajudar o Mali no processo de preparação das eleições", disse à AFP Philippe Beaulne, representante do primeiro-ministro canadense para Francofonia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação