Mundo

Palestinos e soldados israelenses entram em confronto neste sábado

Embates aconteceram durante protesto em favor de um prisioneiro em greve de fome

Agência France-Presse
postado em 02/03/2013 15:06
Novos confrontos foram registrados neste sábado entre centenas de palestinos, que protestavam em favor de um prisioneiro em greve de fome, e o exército israelense no norte da Cisjordânia.

[SAIBAMAIS]Cerca de 300 manifestantes atiraram pedras contra soldados em Hawara, ao sul de Nablus, depois de uma marcha em solidariedade aos prisioneiros palestinos em Israel.

O encontro também celebrou o 44; aniversário da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP, radical de esquerda).

Os manifestantes carregavam retratos de Samer Issaui, um ativista da FDLP preso em julho de 2012 e que está em greve de fome de forma intermitente para garantir a sua libertação.



Ele havia conquistado sua liberdade como parte da troca de mil prisioneiros palestinianos pelo soldado israelense Gilad Shalit em outubro, mas foi preso novamente por violar as condições de sua libertação, de acordo com Israel.

Sábado, uma delegação de seis deputados europeus visitou a família de Samer Issaui em Jerusalém Oriental.

A mobilização tem se intensificado desde o início de fevereiro em favor dos palestinos detidos por Israel.

A morte de um membro do braço armado do Fatah, Arafat Jaradat, há uma semana em uma prisão israelense, que teria sido provocada por "tortura", segundo a Autoridade Palestina, aumentou a tensão na Cisjordânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação