Mundo

Data inicial do conclave pode ser definida nesta terça-feira em reunião

Dos 115 cardeais com menos de 80 anos e que não justificaram ausência, oito não estavam na segunda reunião preparatória para a eleição secreta, na tarde de ontem

postado em 05/03/2013 07:22
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, acredita que ainda nesta terça-feira (5/3) pela manhã seja conhecida a data inicial do conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI. "Não há mais motivo para eles não estarem aqui. Por que ainda não chegaram? Estão doentes?", provocou, referindo-se aos cardeais que ainda não desembarcaram em Roma.

[SAIBAMAIS]Dos 115 cardeais com menos de 80 anos e que não justificaram ausência, oito não estavam na segunda reunião preparatória para a eleição secreta, na tarde de ontem. Segundo dom Damasceno, de maneira geral, há uma intenção de acelerar o processo a partir de hoje. Mas somente com todos os votantes presentes é possível fechar a data do conclave.

Nesta terça e quarta-feira, os encontros serão realizados somente na parte da manhã, ao contrário de ontem, quando os trabalhos duraram o dia inteiro.



Momento de dificuldades, não de crise

Em conversa rápida com o Correio antes de entrar na van que o levaria para o Vaticano, dom Damasceno afirmou não considerar que a Igreja Católica esteja passando por uma crise. "O que se entende por crise? Claro que é um momento de dificuldades, mas não é crise. A Igreja está tendo de lidar com as transformações pelas quais toda a sociedade está passando", argumentou o arcebispo de Aparecida, referindo-se a temas como relativismo e "distanciamento de Deus".

Veja a saída dos três cardeais brasileiros para o segundo dia de reuniões pré-conclave
[VIDEO2]

Repórter Diego Amorim, enviado especial ao Vaticano, fala sobre o clima para o encontro de hoje
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação