Agência France-Presse
postado em 05/03/2013 16:33
Moscou - Três suspeitos, entre eles um solista do balé Bolshoi, foram detidos pelo ataque com ácido em janeiro passado contra o diretor artístico deste teatro de Moscou, Serguei Filin, anunciou neta terça-feira (5/3) o ministério russo do Interior."O suposto agressor de 35 anos foi detido na região de Tver" (noroeste de Moscou), informou um comunicado do ministério. Segundo as agências de notícias russa, trata-se de Yury Zarutsky. "O solista do Bolshoi Pavel Dmitrichenko e o motorista Andrei Lipatov foram detidos antes", segundo o comunicado.
O ministério não informou o papel que os dois homens desempenharam na agressão. Várias testemunhas já foram interrogadas, mas esta é a primeira vez que pessoas consideradas suspeitas são questionadas.
[SAIBAMAIS]A porta-voz do teatro Bolshoi, Katerina Novikova, informou à agência Ria Novosti que a polícia indicou que se tratava do executor do ataque contra Filin, cometido em janeiro. "Os investigadores me confirmaram que prenderam o executor do crime", disse.
"Não é um membro da companhia de teatro Bolshoi", afirmou uma fonte policial.
Serguei Filin, ex-bailarino de 42 anos nomeado em 2011 diretor artístico do balé Bolshoi, foi agredido em 17 de janeiro, quando um desconhecido jogou ácido em seu rosto. Ele sofreu queimaduras de terceiro grau no rosto e nas córneas. O artista passou por várias cirurgias em Moscou e atualmente dá prosseguimento ao tratamento na Alemanha. Filin vinculou o ataque a sua atividade profissional, uma pista considerada prioritária pela polícia.