Mundo

Novos confrontos entre manifestantes e policiais no Egito

Manifestantes voltaram a lançar coquetéis molotov contra os policiais, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo

Agência France-Presse
postado em 05/03/2013 16:44

Port Said - Policiais e manifestantes entraram em confronto nesta terça-feira (5/3) no Cairo e em Port Said, cidade do nordeste do Egito onde seis pessoas morreram domingo à noite. A tensão se concentrava nos arredores da sede dos serviços de segurança de Port Said, incendiado na véspera e mais uma vez em chamas nesta terça.

Manifestantes voltaram a lançar coquetéis molotov contra os policiais, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo. "Odiamos a polícia, não queremos a sua presença", afirmou Shaban, um manifestante de 25 anos.

Veículos blindados foram distribuídos por toda a cidade, principalmente nas proximidades dos prédios públicos. Ao longo do dia, boatos indicavam a tomada da cidade pelo exército. Mas a presidência egípcia negou esta informação, informando que " a polícia faz o seu trabalho e o exército apoia em coordenação".


[SAIBAMAIS]Os confrontos tiveram início no domingo após o anúncio da decisão do ministério do Interior de transferir 39 prisioneiros que esperam julgamento pelo envolvimento nos distúrbios que causaram a morte de 74 torcedores em uma partida de futebol em Port Said, em fevereiro de 2012.

Em janeiro, 21 pessoas já haviam sido condenadas à morte pelo mesmo caso, um veredicto que provocou agitação na cidade com um saldo de 40 mortos. No Cairo, os confrontos entre manifestantes e policiais aconteceram durante o funeral de um militante morto em janeiro em outro protesto na praça Tahrir. O corpo demorou várias semanas para ser identificado. Estas tensões ocorrem em um contexto político e social difícil, em um país que enfrenta uma grave crise econômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação