Logo após o anúncio da morte do líder venezuelano, nesta terça-feira (5/3), às 16h25 (17h55 em Brasíia) - segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez ; os internautas começaram a divulgar a informação, que minutos depois estavam nos maiores veículos de notícias do mundo e nas redes sociais.
[SAIBAMAIS]No perfil do Correio Braziliense, no Facebook, cinco minutos depois que a notícia foi colocada na rede, 59 pessoas compartilharam o link. No do Twitter, mais de 30 retuítes por minuto sobre o assunto. Nos Trending Topics (TTs), o termo "Murió Hugo Cháve"; ficou entre os mais comentados do mundo. No Brasil, esteve em quinto lugar.
A última vez que o presidente da Venezuela usou o Twitter foi no dia 18 de fevereiro deste ano, com os dizeres: "Eu ainda me agarrei a Cristo e confio nos meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre! Vamos viver e vencer! ". Trinta minutos depois da divulgação da morte, a média de tuítes era de 1,2 mil por minuto falando disso.
Comentários de políticos
Roberto Requião (Senador) ; "Sinto a morte do presidente dos venezuelanos, meu amigo Hugo Chávez. Que viva a Venezuela com sua força e seu exemplo.Venezuela vive".
Manuela D;Ávila (Deputada Federal) - Morreu Chávez. Minha solidariedade ao povo venezuelano. Que todo o processo de eleição e transição seja marcado pelo respeito e paz, sem golpismo."
Paulo Paim (Senador) ; " Nossa solidariedade ao povo venezuelano."
Dilma Rousseff (presidente do Brasil) - "O presidente Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio;.(trecho do discurso).