Mundo

Talibãs executam 17 soldados capturados em emboscada no Afeganistão

O grupo prendeu 24 militares no último sábado e libertaram sete prisioneiros

Agência France-Presse
postado em 06/03/2013 12:08
Cabul - Os talibãs mataram ao menos 17 soldados afegãos depois de tê-los capturado no sábado (2/3) em uma emboscada em Badajshan, uma província montanhosa, geralmente tranquila, do nordeste do país, informaram nesta quarta-feira (6/3) várias fontes.

"No sábado, os talibãs realizaram uma emboscada contra um comboio do exército afegão, capturando 24 soldados. O inimigo executou 17, cujos corpos foram encontrados na noite passada", declarou o vice-chefe da polícia de Badajshan, Sayed Jahangir Keramat. Outros sete militares foram libertados em troca de prisioneiros talibãs detidos pela polícia", acrescentou.



"Vários moradores encontraram 17 corpos crivados de balas de soldados do exército afegão no distrito de Warduj", um dos poucos desta província nos quais a insurreição se infiltrou, confirmou Abdul MAruf Rasikh, porta-voz do governador da província. O general Mohamad Zaher Azimi, porta-voz do ministério de Defesa afegão, confirmou o ocorrido, mas não o número de vítimas.

Zabiulá Mujahid, porta-voz dos talibãs, afirmou em um e-mail enviado que os rebeldes mataram 16 soldados "no campo de batalha" e capturaram 12, dos quais 11 foram libertados no âmbito de um acordo de troca. Oito veículos do exército afegão foram destruídos e outros dois apreendidos, assim como "enormes quantidades de munições", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação