Mundo

Coreia do Norte acusa EUA com ataque nuclear para previnir guerra

COm medo que americanos inicie uma guerra tômica, governo coreano divulgou ameaça, horas antes de uma votação no Conselho de Segurança da ONU para reforçar as sanções contra Pyongyang

Agência France-Presse
postado em 07/03/2013 09:28
Seul - A Coreia do Norte acusou nesta quinta-feira (7/3) o governo dos Estados Unidos de querer iniciar uma guerra atômica e ameaçou executar um ataque nuclear "preventivo", horas antes de uma votação no Conselho de Segurança da ONU para reforçar as sanções contra Pyongyang depois de seu terceiro teste atômico.

O regime norte-coreano voltou a utilizar a retórica belicosa. Recentemente ameaçou denunciar o acordo de armistício que encerrou a guerra da Coreia em 1953. "Como os Estados Unidos se dispõem a desatar uma guerra nuclear, (nossas) força armadas revolucionárias (...) se reservam o direito de lançar uma ataque nuclear preventivo para destruir os redutos dos agressores", declarou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores norte-coreano, citado pela agência oficial KCNA.
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->
Também advertiu que uma segunda guerra da Coreia era "inevitável" depois que Washington e Seul se negaram a cancelar as manobras militares conjuntas previstas para a próxima semana. O Rodong Sinmun, o jornal oficial do partido único, citou a ameaça de uma "guerra termonuclear".

"A guerra não se veria confinada à península coreana", advertiu, em uma referência ao arsenal balístico do país, capaz, segundo o jornal, de atacar o território americano, sobretudo as ilhas do Pacífico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação