Agência France-Presse
postado em 07/03/2013 16:49
Damasco - O chefe de Estado sírio, Bashar al-Assad, saudou nesta quinta-feira (7/3) a oposição turca que critica o apoio de Ancara aos rebeldes que combatem as tropas de Damasco, segundo um comunicado da presidência."O povo sírio estima a posição das forças e dos partidos (representantes) do povo turco que rejeitam as políticas do governo de (Recep Tayyip) Erdogan", indicou o comunicado difundido após uma reunião entre Assad e uma delegação do Partido Republicano do Povo, principal partido de oposição.
"É necessário diferenciar a posição do povo turco, que deseja a estabilidade na Síria, das posições do governo de Erdogan que persiste em apoiar o terrorismo, extremismo e a instabilidade na região", prossegue o texto.
Segundo o comunicado, a delegação turca expressou ao presidente "a rejeição do povo turco à ingerência nos assuntos internos sírios e a sua preocupação com as relações de boa vizinhança". Também alertou para os "riscos de repercussões na Turquia, particularmente, e em outro países da região em geral".
A Síria exigiu nesta quinta-feira que a comunidade internacional condene "o envolvimento" de Ancara no conflito na Síria. O governo de Erdogan apoia os rebeldes contra o regime de Damasco no conflito que já fez, segundo a ONU, mais de 70.000 mortos desde março de 2011. A Turquia, que pede a saída de Bashar al-Assad, abriga em seu território cerca de 200.000 refugiados sírios.
Discursando na televisão turca, Erdogan ironizou as críticas de Damasco contra o seu governo: "Será que Assad também se queixa (...) do papel da Turquia que acolhe" mais de 200.000 refugiados sírios?.
Ele também falou sobre a visita em Damasco dos deputados da oposição turca. "Por que o principal partido da oposição enviou três deputados para encontrar um ditador, um tirano ? (...) Qual o objetivo deste partido?", questionou.