Mundo

EUA chamam de contraproducentes ameaças da Coreia do Norte

Coreia do Norte prometeu revogar todos os acordos de não agressão com Seul depois de já ter desafiado Washington com um ataque nuclear "preventivo"

Agência France-Presse
postado em 08/03/2013 19:18
Washington - Os Estados Unidos definiram como contraproducentes as ameaças da Coreia do Norte que, nesta sexta-feira (8/3), prometeu revogar todos os acordos de não agressão com Seul depois de já ter desafiado Washington com um ataque nuclear "preventivo".

"As ameaças da Coreia do Norte não ajudam" a melhorar a situação de tensão que vive a região, garantiu o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. "Pedimos constantemente à Coreia do Norte que melhore suas relações com seus vizinhos, entre eles a Coreia do Sul", acrescentou o porta-voz do presidente americano, Barack Obama, durante coletiva de imprensa.

Pyongyang anunciou nesta sexta-feira que revogará os acordos de não agressão com Seul alcançados em 1953, e que puseram fim à guerra da Coreia, respondendo assim às novas sanções aprovadas, na quinta-feira, pelo Conselho de Segurança da ONU para tentar bloquear as fontes de financiamento que o regime utiliza para desenvolver seus projetos militares e nucleares.



O regime norte-coreano costuma fazer anúncios agressivos contra a Coreia do Sul e Estados Unidos, mas acentuou sua retórica bélica nos últimos dias provocando uma escalada de tensão na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação