Mundo

Ban Ki-moon fala de possível denúncia contra Assad no TPI

Secretário-geral da ONU também advertiu os países ocidentais sobre os perigos de entregar armas aos rebeldes

Agência France-Presse
postado em 09/03/2013 13:50
Viena - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou-se a favor de debater uma possível denúncia contra o presidente da Síria, Bashar al-Assad, no Tribunal Penal Internacional (TPI), em uma entrevista concedida à imprensa austríaca divulgada neste sábado (9/3).

"A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, declarou que este caso deve ser tratado pelo Tribunal Penal Internacional. E eu também apoio um debate sobre este tema", declarou Ban Ki-moon, segundo trechos desta entrevista à revista austríaca "Profil" que será publicada na segunda-feira.

Leia mais notícias em Mundo


"As enormes violações de direitos humanos" na Síria "podem ser tratadas como crimes de guerra ou crimes contra a Humanidade", considerou.

Ban Ki-moon também advertiu os países ocidentais sobre os perigos de entregar armas aos rebeldes. "Se chegam armas às partes em conflito, isto só prolonga o confronto e provoca mais vítimas", julgou.

Em quase dois anos, o conflito, desencadeado por um protesto pacífico que se militarizou pela repressão, deixou mais de 70.000 mortos, um milhão de refugiados e milhares de deslocados, segundo a ONU. No entanto, nenhuma solução para guerra parece próxima, devido, em parte, às divisões internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação