Agência France-Presse
postado em 11/03/2013 18:56
Kirkuk - Doze pessoas morreram em ataques nesta segunda-feira (11/3) no Iraque, incluindo três em um atentado suicida em uma cidade do norte do país que deixou também 165 feridos, indicaram fontes médicas e de segurança.O atentado, cometido por um terrorista suicida ao volante de um carro-bomba, tinha como alvo o posto de polícia de Dibis, 55 km ao noroeste da cidade de Kirkuk. Dois policiais e uma mulher morreram na explosão, segundo Abdallah al-Salehi, responsável pelo distrito de Dibis. O posto está situado perto de um colégio curdo para mulheres e várias estudantes estão entre os feridos, acrescentou Salehi.
Segundo Sadiq Omar Rassul, diretor dos serviços médicos de Kirkuk, o número de feridos chega a 165. Dibis está localizada em uma faixa territorial do norte do Iraque rica em hidrocarbonetos reivindicada pelo governo de Bagdá e pela região autônoma do Curdistão.
Na capital iraquiana, vários funcionários do governo foram mortos por homens armados, incluindo o motorista do ministro do Meio Ambiente, um funcionário do Ministério da Saúde e um outro do Ministério do Comércio, segundo fontes de segurança. Em outro episódio de violência, um homem foi morto nesta segunda ao norte de Bagdá, e outro foi assassinado no bairro de Al-Amil, no sul da capital iraquiana.
Em Mossul, 350 km ao norte da capital, um soldado e um policial foram abatidos. Homens armados também mataram Bahjat Mustafa, candidato nas eleições regionais. Um homem foi morto a tiros próximo a Baquba, ao norte de Bagdá. A violência registrou uma queda depois do conflito confessional de 2006-2008, mas ainda assola os iraquianos.