Mundo

Eleições europeias serão realizadas entre 22 e 25 de maio de 2014

Embaixadores dos 27 Estados membros da UE optaram por adiantar a data das eleições com o objetivo "de garantir as condições ideais para as eleições e reforçar a legitimidade do Parlamento Europeu"

Agência France-Presse
postado em 12/03/2013 15:25
Bruxelas - As próximas eleições para renovar o Parlamento Europeu devem ocorrer entre 22 e 25 de maio de 2014, segundo uma proposta apresentada nesta terça-feira pelos representantes dos 27 governos da UE ao final de uma reunião em Bruxelas.

Até agora, as eleições estavam previstas para entre os dias 5 e 8 de junho de 2014.

Os embaixadores dos 27 Estados membros optaram por adiantar a data das eleições com o objetivo "de garantir as condições ideais para as eleições e reforçar a legitimidade do Parlamento Europeu", indicou a UE em um comunicado. Essa decisão deve ainda ser formalmente aprovada por unanimidade pelos governos europeus após uma votação no Parlamento Europeu.

O próximo Parlamento Europeu deverá contar com 751 membros. Ele possui hoje 754 membros e seu número será ampliado para 766 a partir de 1; de julho com a entrada da Croácia na UE. Mas em 2014, o número de eleitos será reduzido em 15 membros em detrimento de 13 Estados, incluindo a Alemanha, que perderá três deputados.



Desde 1979, o Parlamento é eleito a cada cinco anos pelo voto direto proporcionalmente. Sua sede fica em Estrasburgo (leste da França), mas o trabalho em comissões é realizado em Bruxelas.

A Comissão Europeia recomendou, por sua vez, que o próximo presidente do Executivo de Bruxelas seja designado em eleições europeias, e não mais apontado pelos dirigentes da UE, como ocorre atualmente.

Isso obrigará os grupos políticos do Parlamento Europeu a designar seu candidato para esse posto e os partidos políticos nacionais a "estabelecer claramente sua filiação política em nível europeu".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação