Agência France-Presse
postado em 12/03/2013 17:56
Centennial - O julgamento do autor da matança em um cinema de Aurora, no Colorado, no ano passado terá início em agosto, determinou o juiz nesta terça-feira (12/3) após elaborar uma declaração de inocência em nome do acusado.Em uma audiência em um tribunal de Centennial, próximo a Aurora, os advogados de James Holmes afirmaram que ainda não estão prontos para formular uma declaração de culpabilidade ou inocência pelo assassinato de 12 pessoas em um cinema durante a estreia do filme Batman, em julho do ano passado.
Porém, o juiz William Sylvester respondeu aos advogados de Holmes - que também esteve presente vestindo um macacão laranja - que poderão entregar mais adiante a declaração de não culpabilidade por demência e decidiu estabelecer a data do começo do julgamento para o dia 5 de agosto.
O julgamento durará entre quatro e seis semanas, dependendo se a promotoria defenderá ou não a pena de morte. O estado do Colorado tem três prisioneiros no corredor da morte, mas não executou ninguém desde 1979.
O juiz definiu um calendário de audiências preliminares, entre elas uma em 1; de abril, quando a acusação informará se irá pedir a pena de morte de Holmes. Outras audiências serão realizadas nos dias 13 ao 15 de maio e no 25 de julho.
O advogado de defesa Daniel King disse que estará pronto para formular uma declaração em 1; de maio ou em 1; de julho. "Não sabemos a promotoria como reagirá aos comentários que (James Holmes) fez durante os testes psiquiátricos, caso seja pedida a pena de morte", ressaltou.
[SAIBAMAIS]Os promotores se opuseram, afirmando que já tinham esperado o bastante e o juiz, que concordou, formulou então uma declaração corrente de inocência para proceder com o calendário de audiências.
Holmes é acusado pelo assassinato em primeiro grau (com deliberação e com extrema indiferença) de cada uma das 12 pessoas que morreram na sessão de meia-noite do longa "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises, em inglês).
Ele ainda é foi acusado de tentativa de assassinato por ter deixado 70 feridos - 58 atingidos por disparos e 12 feridos no tumulto.