Mundo

Xangai fica indignada após retirada de 6.000 porcos mortos de rio

"Quase 6.000 porcos mortos e a qualidade da água não muda. Vivemos um milagre", ironizou em uma mensagem publicada na internet um morador que se identificou com o pseudônimo de pinpo_x9x

Agência France-Presse
postado em 13/03/2013 10:18
De quinta-feira a segunda-feira foram retirados 2.813 animais do rio, segundo o Serviço de Administração da Água de Xangai

Xangai - A inquietação dos habitantes e a polêmica aumenta nesta quarta-feira (13/3) em Xangai, depois que o número de porcos retirados do principal rio que corta a cidade dobrou em dois dias, atingindo quase 6.000 animais. foram retirados do rio, segundo o governo de Xangai.

De quinta-feira a segunda-feira foram retirados 2.813 animais do rio, segundo o Serviço de Administração da Água de Xangai. O rio Huangpu, emblemático da região, representa 22% do consumo de água dos 23 milhões de habitantes da região. Depois de analisar mostras de água do rio, o governo de Xangai afirmou que os resultados obtidos eram "normais".

Nesta quarta-feira (13/3), os moradores da megalópole se mostravam céticos. "Quase 6.000 porcos mortos e a qualidade da água não muda. Vivemos um milagre", ironizou em uma mensagem publicada na internet um morador que se identificou com o pseudônimo de pinpo_x9x.



Outra habitante, que se identifica como Shoppinggirl Caijiajia, considerou que o caso dos porcos mortos "deteriorou completamente a imagem de Xangai". "Sem punição, sem responsabilidade, como garantir que uma coisa assim não voltará a acontecer?", questionou a internauta. "Os cidadãos de Xangai que bebem água com porco morto têm o direito de receber uma explicação clara".

Os primeiros porcos mortos foram encontrados flutuando no Huangpu na quinta-feira (7/3). No distrito de Songjiang, funcionários do município retiravam os porcos do rio.

De acordo com a imprensa local, o governo do município acredita que os animais podem ter sido jogados no rio por criadores da província de Zhejiang, vizinha de Xangai, depois de morrer de uma doença não determinada. Mas até o momento, autoridades de Jiaxing se negaram a assumir a responsabilidade.

"Não descartamos a possibilidade de que os porcos mortos sejam procedentes de Jiaxing. Mas não estamos seguros", declarou Wang Dengfeng, porta-voz da prefeitura. "O local de criação dos porcos mortos não está claro, portanto podem proceder de outra área", completou.

O Huangpu é mundialmente conhecido por correr ao longo do Bund, a avenida de Xangai que abriga belos edifícios coloniais de estilo europeu dos anos 1930. Em sua margem fica o distrito de Pudong, famoso por sus arranha-céus transformados em símbolo do auge econômico chinês.

A poluição dos leitos de água, que pode acarretar graves consequências para a saúde, é um grande problema na China, onde o respeito ao meio ambiente geralmente é sacrificado em prol do crescimento econômico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação