Mundo

Dez anos de prisão para argelino que queria atacar sinagogas em Nova York

Argelino é a primeira pessoa condenada por terrorismo desde que entrou em vigor as leis antiterroristas de Nova York

Agência France-Presse
postado em 15/03/2013 15:23
Nova York - Um juiz de Nova York condenou nesta sexta-feira (15/3) a dez anos de prisão um jovem argelino que se declarou culpado de planejar ataques contra sinagogas da cidade, indicou a promotoria de Manhattan.

Ahmed Ferhani, um argelino de 28 anos, é a primeira pessoa condenada por terrorismo desde que entrou em vigor as leis antiterroristas de Nova York aprovadas pouco depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, segundo um comunicado da promotoria.

Ferhani declarou ser culpado em dezembro passado de seis acusações por terrorismo vinculados a um complô contra sinagogas, ressaltou o promotor de Manhattan, Cyrus R. Vance. Ele foi preso em maio de 2011, juntamente com um outro jovem, Mohamed Mamdouh, em uma operação secreta da polícia de Nova York enquanto discutiam planos para comprar armas e granadas na tentativa de atacar a maior sinagoga da cidade.



De acordo com os documentos apresentados no processo e sua declaração, Ferhani planejou entre outubro de 2010 e maio de 2011 "plantar bombas em sinagogas em Manhattan como uma forma de enviar uma mensagem de violência para não-muçulmanos, americanos, cristãos e especialmente judeus". Ferhani também disse que queria "usar granadas para explodir igrejas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação