Mundo

Regime sírio usa cada vez mais bombas de fragmentação, denuncia HRW

A prática é proibida já que provoca muitas mortes de civis

Agência France-Presse
postado em 16/03/2013 09:03
Beirute - O regime sírio utiliza cada vez mais bombas de fragmentação contra os rebeldes, o que provoca um "grande número de vítimas civis", denunciou neste sábado a organização Human Rights Watch (HRW).

"A Síria recorre cada vez mais às bombas de fragmentação, uma arma proibida, e os civis pagam o preço na própria carne e em sua vida", declarou Steve Goose, diretor do departamento de armamento da organização de defesa dos direitos humanos. A HWR registrou 119 lugares na Síria com 156 bombas deste tipo durante os últimos seis meses.



[SAIBAMAIS]A organização afirma que os dados são procedentes das investigações na área e da análise vídeos divulgados na internet por ativistas contrários ao regime. De acordo com Goose, a HRW conseguiu constatar que o governo usa este tipo de armas, mas não tem provas sobre a eventual utilização pelos insurgentes.

A Síria não ratificou a convenção sobre as armas de fragmentação. O conflito na Síria provocou, segundo a ONU, mais de 70.000 mortes, um milhão de refugiados e milhões de deslocados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação