Mundo

Referendo é realizado neste sábado no Zimbábue sobre nova Constituição

A lei fundamental é mais liberal e reduz os poderes do presidente e primeiro-ministro.

Agência France-Presse
postado em 16/03/2013 11:54
Harare - Os cidadãos do Zimbábue comparecem às urnas neste sábado para aprovar uma nova Constituição mais liberal, que deve representar mais democracia após três décadas de poder ininterrupto do presidente Robert Mugabe.

A lei fundamental submetida a referendo reduz os poderes do presidente e limita os mandatos ao máximo de 10 anos. Mas não pode impedir que Robert Mugabe, de 89 anos e no poder desde a independência em 1980, volte a ser candidato, pois a lei não tem caráter retroativo.


O texto suprime ainda o cargo de primeiro-ministro, ocupado atualmente por Morgan Tsvangirai, principal opositor de Mugabe, com o qual tem uma convivência difícil em um governo de união nacional imposto há quatro pelos países vizinhos para impedir uma guerra civil, que chegou perto de explodir após a violenta campanha eleitoral de 2008.

A vitória do "Sim" é certa, pois tanto Mugabe como Tsvangirai defenderam a aprovação do texto, fruto de uma árdua negociação entre os dois lados.

Vários incidentes foram registrados e preocupam o Movimento pela Mudança Democrática (MDC), o partido do primeiro-ministro.

Homens armados sequestraram neste sábado um dirigente regional do MDC, o secretário do distrito de Headlands.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação