Agência France-Presse
postado em 16/03/2013 16:45
Estocolmo - A princesa Lilian, da Suécia, que precisou esperar 33 anos para se casar com o amor de sua vida, o príncipe Bertil, foi sepultada neste sábado após uma semana de homenagens prestadas por milhares de suecos a um dos membros mais amados da família real.O velório foi celebrado na capela real de Estocolmo e o sepultamento aconteceu no cemitério real localizado no parque Haga, nos arredores da capital.
Aos 97 anos, a princesa, que sofria do mal de Alzheimer, morreu no domingo passado em sua casa.
Lilian casou-se aos 24 anos - em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial - com o ator Ivan Craig. Mas enquanto ele estava em combate, ela conheceu, em 1943, o príncipe Bertil, que trabalhava na embaixada da Suécia. Foi o começo de uma história de amor que duraria 54 anos.
[SAIBAMAIS]Lilian divorciou-se em 1945, de comum acordo com o marido, que também havia se interessado por outra pessoa. Bertil não poderia se casar com Lilian sem renunciar à sucessão do trono, que tinha poucos aspirantes. Ela concordou, então, em permanecer à sombra.
Com a morte do irmão de Bertil, o rei Gustaf VI Adolf, em 1973, Carl XVI Gustaf foi coroado, aos 26 anos. Três anos depois, o novo rei se casou e autorizou Bertil a se unir oficialmente a Lilian, após quase três décadas vivendo com ela.
O casal, muito querido pelos suecos, não teve filhos. Bertil morreu em 1997, aos 84 anos.