Agência France-Presse
postado em 17/03/2013 07:44
Pequim - O novo premier da China, Li Keqiang, será o centro das atenções este domingo ao conceder uma rara entrevista coletiva, no encerramento do encontro anual do Parlamento chinês.Li assumiu o controle da administração do governo chinês na sexta-feira, um dia depois de Xi Jinping ser escolhido presidente, concluindo a primeira transição em 10 anos dos dois mais altos líderes da China.
A coletiva será uma rara oportunidade para a imprensa internacional escrutinar Li, já que políticos chineses de alto escalão normalmente mantém sigilo estrito e raramente concedem entrevistas à imprensa não oficial.
[SAIBAMAIS]O evento será acompanhado de perto pela expectativa de qualquer indicação de reforma econômica que Li possa querer promover, assim como por declarações de ação sobre a corrupção oficial e promessas de reforma política.
Burocrata de carreira, fluente em inglês, Li, de 57 anos, tem uma conduta mais jovial do que seus sisudos colegas do partido, e manifestou o apoio para o tipo de reforma econômica que muitos especialistas afirmam que a China precisa adotar com urgência para manter o crescimento.
O poder de Li vem de sua posição de número dois no Partido Comunista (único) e ele precisa conquistar o apoio de outras autoridades de alto escalão, inclusive Xi, para exercer sua influência política.
A coletiva será celebrada após a cerimônia de encerramento do Congresso Nacional do Povo.